terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Blindness... Delicioso...

Bem... Ontem à noite foi noite de Óscares... eu fui dos que fiquei acordado para ver a cerimónia! Dou por mim a ter noção de que, apesar de ter opinião sobre quase todos os filmes, a verdade é que não vi nenhum até ao fim. (pecado). Depois, apercebi-me que não sendo um crítico de cinema, sou apenas um "amante",já vi uma quantidade considerável de filmes, uns bons e outros nem por isso, portanto, sinto-me no direito de ter uma opinião. Há pouco tempo vi um fime que em muito pouco ficou atrás de qualquer um dos nomeados, em qualquer que seja a categoria!!! O seu nome é blindness... um filme baseado na obra do nosso Prémio Nobel, José Saramago!! Um filme que começa com uma epidemia de cegueira (que ideia), a partir do momento em que a primeira pessoa a contai, basta um olhar para que se vá passando de uma pessoa para outra e assim sucessivamente até que os governo pões em quarentena todos os infectados... corria-se o risco de os actores estragarem esta boa ideia de passar a obra para filme, mas eis que surge a brilhante Julianna Moore e o menos conhecido, mas não menos brilhante, Mark Ruffalo que o tornam num filme apaixonante e tocante!! Uma única história que se transforma em multiplos acontecimentos paralelos que nos envolvem num turbilhão de emoções e ideias que nos fazem reflectir durante todo o filme!! Parece-me a mim que a ideia principal do filme (como do livro), é transmitir aquilo de que a raça Humana é capaz quando colocada em situações de desespero... que esta nossa organização social, afinal, é apenas aparente... que as pessoas se sujeitam às mais vergonhosas situações quando estão "entre a espada e a parede"... que são raras as que nestes casos conseguem manter o amor pelo próximo e o respeito pelos outros!!Qual de nós seria capaz de ter uma atitude parecida com a de Julianne Moore???? POUCOS... ser a única a ver e não se ausentar, resolvendo ajudar uma "mão cheia" de desconhecidos e o marido... louvável, não?? Mesmo depois de ser traída pelo marido, continua a ajudá-lo, a ele e à mulher com quem ele se envolve... as surpresas não param!! Por fim, a comida gera conflitos, pois não chega para todos, e é então que um grupo de mulheres é obrigada a ter sexo para garantir a sobrevivência do seu grupo... este é, para mim, o ponto alto do filme... revela os valores Humanos nos seu ponto mais baixo, o que uns fazem com um pouco de poder e aquilo a que outros estão dispostos para sobreviver!! Maravilhoso... as senhoras fazem sexo com desconhecidos imundos, que fazem as suas necessidades no mesmo local onde comem e, perto, muito perto, de onde se fingem "lavar"... Penso que todo os actores estiveram num plano bastante elevado, mas Julianna Moore merece um destaque especial!! Vejam...

Aho que este filme merecia, pelo menos, uma nomeação... sei lá!! É o que eu acho!!








2 comentários:

Ana disse...

Subscrevo-me inteiramente as tuas palavras!!

Agora quem merece a vénia és tu!!!! =)

Ana disse...

Ups... sem o "-me"

LOL